:: Sobre o JACC - Jazz ao Centro Clube

O JACC – Jazz ao Centro Clube, uma associação cultural sem fins lucrativos, foi constituído em 30 de Abril de 2003, nascendo no seio do evento apoiado por Coimbra Capital Nacional da Cultura, 2003, denominado de Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra.

Abriu-se assim caminho, não só para a continuidade deste festival, mas também para um vasto conjunto de actividades perfeitamente alinhadas com os objectivos estatutários da associação: promoção, divulgação e ensino do Jazz.

Atestando o sucesso da parceria com a editora portuguesa especializada em Jazz “Clean Feed”, surge uma colecção de discos denominada “JACC Series” que reúne gravações de actuações ao vivo organizadas pelo Clube.

Em Junho de 2005 o JACC lança-se no ambicioso projecto de editar a única revista de Jazz de edição nacional. A jazz.pt – revista bimestral de Jazz ultrapassou já todos os recordes de longevidade de publicações desta natureza. O seu mérito foi reconhecido oficialmente pelo Ministério da Cultura que lhe atribuiu, em Agosto de 2006, o estatuto de Superior Interesse Cultural.

No ano de 2007 inicia-se novo projecto, o Portugal Jazz – Festival Itinerante de Jazz uma iniciativa com uma forte componente pedagógica e de promoção da criação nacional que pretende levar o Jazz a todos os municípios portugueses. O festival itinerante continua a somar realizações perseguindo o objectivo da total abrangência territorial. Por este motivo, bem como pelo claro compromisso de divulgação do trabalho dos músicos de jazz Portugueses este evento é merecedor do reconhecimento das mais altas autoridades nacionais: “Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República” e estatuto de “Interesse Cultural” atribuído pelo Ministério da Cultura.

A actividade do JACC – Jazz ao Centro Clube representa, assim, uma vitória no que respeita ao esforço de descentralização da oferta cultural.